23 de março de 2010

Comunicação Sobre o Filme "O Terminal"




Comunicação que deriva do verbo latino “comunicare” significa pôr em comum a todas as pessoas determinada informação em forma de linguagem. Sendo linguagem a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.
Ao relacionarmos o filme “O Terminal” com a comunicação, veremos que o filme é rico em comunicação, tanto para quem domina o código local através das palavras (Verbal), quanto para quem não o domina usando placas, cores, faixas, símbolos e imagens para possibilitar o entendimento.
O Terminal é um filme inspirado em um fato real, no qual o personagem morou durante 15 anos no aeroporto em Paris. No filme tudo começa quando Viktor Navoski sai de seu país de origem com destino a Nova York com o objetivo de realizar um sonho. Enquanto viajava, o seu país sofre um golpe de Estado e seu visto é cancelado e ele é obrigado a ficar esperando dentro do aeroporto durante meses. A partir daí percebe-se a vulnerabilidade no sistema de comunicação do aeroporto mais importante do mundo.
Podemos ver claramente quando o diretor do aeroporto, Dixon (emissor) tenta comunicar a Viktor (receptor) a mensagem que seu país de origem está em guerra, mas ele não consegue entender por não dominar o código local. Mas quando Viktor vê na TV (canal) que a reportagem (que tem uma linguagem mista), mesmo sem entender o que estava escrito na legenda (Linguagem Verbal) compreende através das imagens (Linguagem não Verbal) o que estava acontecendo.
A medida que o tempo foi passando Viktor percebe que o aeroporto apesar de não ter um tradutor tinha outras formas de linguagem que poderiam facilitar a sua convivência. Como podemos ver nas placas com os bonecos na porta dos banheiros para indicar o masculino e o feminino, o cavalete amarelo na área de alimentação para informar que o piso estava molhado, as faixas no chão com cores diferentes nas quais o verde indicava siga e o amarelo aguarde, nos carimbos onde também predominavam as cores sendo o verde liberado e o vermelho negado.
O filme faz uma abordagem das diversas formas de comunicação da nossa realidade cotidiana e também nos convida a refletir sobre a importância do tema de como ele está diretamente relacionado com outros aspecto da vida já que todos somos capazes de interagir em qualquer outro ambiente mesmo sem dominar o código local.

2 comentários:

  1. EU NÃO TINHA OBSERVADO ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO NO FILME.
    ADOREI O COMENTÁRIO.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, muito produtivo, continue postando coisas interessantes para o nosso enriquecimento...

    ResponderExcluir