22 de maio de 2010

Entrevista com Profissionais Contábeis

É uma das profissões mais antigas e de fundamental importância para a organização e planejamento da estrutura financeira e econômica de qualquer empresa.

Todo contabilista para ter sucesso na carreira precisa estar em constante aprendizado.
Hoje o contabilista senta nas mesas de reuniões das grandes empresas para delinear sobre as empresas.


Profissional: Contador

1. Porque no Brasil, os profissionais são chamados de contadores ou contabilista?
O contador é o profissional com a formação acadêmica bacharel em ciências contábeis, enquanto o termo contabilista se designa tanto para os profissionais com o curso superior como para os do curso técnico. O profissional desta área, sempre foi chamado de contabilista desde a década de 20. Com a ascensão dos cursos superiores de ciências contábeis, ministrados no Brasil, a partir de 1946, surgiu o termo contador. O contabilista é o profissional da área de contabilista com formação de nível médio.

2. Qual a diferença na execução do trabalho do profissional contabilista com ensino médio para o superior?
Os trabalhos de auditoria e pericia são únicos que tem como requisito a formação superior. As demais atividades são prerrogativas também dos técnicos em contabilidade.

3. Qual o perfil para ser um bom profissional?
Envolvimento com que se esta fazendo e com o cliente que se está representado. É aética acima de tudo. Busca sempre o melhor para o seu cliente e nunca ser desonesto. Manter o equilíbrio, porque na verdade estamos no meio de vários interesses,.As informações que prestamos são de fundamental importância para as instituições financeiras e para o governo.Todo o contabilista para ter sucesso na carreia precisar estar em constante aprendizagem, devido a dinâmica das alterações das legislações .

4. Como está o crescimento do profissional de contabilista?
Acredito que satifastório. Está havendo grande procura de cursos de nível médio como de superior. É uma profissão que possibilita a independência financeira que não depende somente de uma carteira assinada. O curso de contabilista, tanto o nível médio, como o superior. É tão amplo que possibilita varias possibilidades no mercado de trabalho. É possível trabalhar no setor publico, no setor privado, por conta própria, e com a questão da responsabilidade social é imprescindível um profissional da contabilidade dentro das organizações não governamentais. Não é um mercado em decadência, mas sim em ascendência.. Hoje o contabilista senta nas mesas de reuniões das grandes empresas para delinear sobre outras questões



Profissional: Auditor Fiscal

1. Quais são os objetivos da auditoria externa?
Os objetivos da auditoria são diversos, vão depender da empresa que o solicita. O objetivo pode ser a comprovação da veracidade dos registros contábeis, o aperfeiçoamento do controle interno e do sistema contábil da entidade, a verificação se a apresentação e a divulgação estão de acordo com as normas e princípios da Contabilidade, dentre outras.

2.Quais são as vantagens e desvantagens da auditoria externa?
Pelo fato do auditor interno não fazer parte do quadro de pessoal da empresa faz com que ele tenha uma efetiva independência – o que eu creio ser a maior vantagem existente. De outro ponto de vista, uma vantagem seria a oportunidade que a empresa tem de “consertar” aquilo que estava errado, já que o auditor externo deve alertar à administração, cada erro ou fraude relevantes encontrados, além, é claro, da sua opinião quanto ao controle interno na empresa em questão.A grande desvantagem é que a auditoria externa avalia apenas casos passados e de forma periódica.

3. O que é essencial na auditoria externa?
A independência do auditor.

4. Qual é o propósito da comissão de auditoria dentro da empresa. Qual o seu papel com auditores externos?
Ter a entidade uma auditoria em tempo integral e para exercer um controle (prévio, concomitante e subseqüente) de foram minuciosos de atos de todos os setores, inclusive da administração.
Tendo auditoria interna, o auditor externo tende a dar mais credibilidade no sistema contábil e no controle interno da empresa auditada, sem falar que os documentos elaborados pelo auditor interno podem, a priori, servir de base para o auditor externo.

5. Na sua opção quais são as perspectivas da perícia contábil como de atuação profissional para o contador?
Apesar de se encontrar evoluindo nos últimos tempos devido ao aumento de litígios em que é solicitado o serviço do perito contador, acho que continua sendo desvalorizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário