17 de maio de 2010

O Homem: Trabalho e Participação no Quadro Geral do Desenvolvimento Organizacional.

O texto trata das relações que o homem estabelece com o trabalho e com a organização levando em consideração as diversas formas de se relacionar como individuo e também nos grupos, esclarecendo os diversos comportamentos dentro das organizações.
O individuo ainda na infância passa incorporar normas e valores estabelecidos pelos seus familiares e pela sociedade, enfim, estabelecendo diversas funções. O caráter do individuo começa a ser formado por valores presentes na sociedade, pelo qual o individuo começa a ser formado. E quando os individuo começa a se relacionar com diversos ambientes, muitas vezes encontram dificuldades para se relacionar por utilizarem condutas que aprenderam no passado através de interações familiares e demais experiências sociais, podendo esse individuo manifestar resistência em lidar com pessoas que apresentam comportamento com uma conduta diferente da sua.
Com a valorização do comportamento humano nas organizações nos dias atuais, alguma conduta vem sofrendo interferências, havendo assim a necessidade de novos conhecimentos, bem como na necessidade de rever posturas e comportamentos com a demanda organizacional e social.
Ao relacionarmos o homem e o trabalho, podemos ver que a qualidade de vida desses trabalhadores depende de vários mecanismos que levam a diferentes graus de insatisfação que muitas vezes dependendo do grau de satisfação levam ao conflito dentro do ambiente organizacional.
Algumas informações de alguns estudiosos, incluindo, a Psicologia Social nos mostra a compreensão do homem e do grupo social, fenômeno ligado a qualidade de vida do individuo nas organizações que refere-se a satisfação das necessidades dos indivíduos que afeta as atitudes pessoais e comportamentais são fatores importantes para a produtividade. Quando o individuo é valorizado no trabalho e está satisfeito com a profissão eleva a sua produtividade aumentando assim sua qualidade de vida que cria condições facilitadoras para o bem está do individuo nos diversos grupos sociais.
A qualidade de vida do individuo no trabalho é determinada pela interação de fatores individual e organizacional. A expressão qualidade de vida no trabalho pode ter várias interpretações que podem apresentar pontos positivos ou negativos, dependendo das condições que vivem os empregados. Essa expressão nos leva a acreditar que o trabalho pode ser uma coisa boa ou ruim na vida do homem, que passam a maior parte do tempo no trabalho, assegurando em principio o sustento e sobrevivência com aquele que é fruto do seu trabalho a remuneração. Dentro das organizações temos os fatores facilitadores e impeditivos, que influenciam indiretamente sobre os estados mentais e emocionais desses indivíduos que faz parte dessas organizações. Podendo enriquecedor ou desagregador para as pessoas que nela trabalham, essas implicações decorrentes de praticas coercitivas causam diversos danos na personalidade dos indivíduos e no clima organizacional. Gerando manifestações inadequadas tanto do ponto de vista individual, quanto do ponto de vista grupal
O homem como ser social desenvolve diferentes papeis, tendo a necessidade de está em constante desenvolvimento. Em decorrência disso observamos que a medida que o homem passa a viver em diferentes grupos e comunidades passa a ser exigido desse indivíduo novos aprendizados para desenvolver os novos papeis exigido pela sociedade.
O desenvolvimento organizacional tem como principal objetivo converter as organizações que ainda adotam sistemas orgânicos que trabalhe em pro dos funcionários. Buscando a confiança entre patrão e empregados e a união entre os próprios funcionários, responsabiliadede compartilhada, participação de todos os grupos, descentralização do controle organizacional e soluções de conflitos através de soluções negociáveis para que haja interação entre os funcionários.
As empresas precisam buscar novas estratégias para se manter no mercado, esta sempre se inovando, realizar ações para os colaboradores, fazendo avaliações periódicas, treinamento, para desenvolver no individuo competência para o auto desenvolvimento, tendo como resultado a diminuição dos conflitos e facilidade em identificar esses conflitos dentro do seu ambiente organizacional.´
Sendo assim, conclui-se que o homem interage com vários aspectos, seja ele, o estado, a sociedade, grupos familiar, desta forma, o nível social de cada um será retratado do grau em que a sociabilidade que ele foi incorporado em seu processo de formação, por estes fato o homem social atua em diferentes grupos e comunidades e são esses grupos que vão exigir deles papeis diferenciados, reaprendizagem e novas condutas que é referencia deste novo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário