22 de maio de 2010

Humanidades I

O Perfil do Contador

Os autores mostram o cenário atual, em que o mundo do trabalho está totalmente globalizado e moderno no qual surgem constantemente novas tendências da contabilidade - fundamentais para qualquer profissional contábil. Para eles, o profissional da área contábil tem que estar atento para todas as mudanças no mercado de trabalho, visto que exige-se do contabilista uma maior formação humanista estando capacitado para tomada de qualquer tipo de decisões.
Segundo Prof. Marion ( 1997 apud SILVA e MOURA, 2002), no futuro as informações contábeis terão uma maior importância decisória e os contadores serão procurados por vários outros setores para auxiliar as empresas na tomada de decisões. E é neste tempo moderno que a função de um contador vem se preocupado em obter e conhecer todas as informações de um patrimônio, pois este profissional deverá demonstrá-la com sua ética para a sociedade, trabalhadores, fornecedores e clientes
Para ser um grande contador é necessário está sempre em busca dos conhecimentos desenvolvendo pesquisas, participando de palestras, manter o habito de leituras relacionadas á profissão como revistas, jornais e ate a própria internet, grande arma de atualização esta aldeiaglobal.
Como o próprio Franco (1999 apud SILVA e MOURA, 2002) relata as expectativas da sociedade aumentam com sua evolução, assim, também a profissão contábil, deverá acompanhar as constantes mudanças para atender às demandas da sociedade e de seus usuários.
E como estas informações têm uma velocidade muito grande devido ao avanço tecnológico, os contadores não ficariam de fora destas mudanças. O contador deve possuir uma gama de conhecimentos além do técnico, mas, também uma formação ética, além de habilidade e dinamismo.
E então como seria o perfil do profissional contábil? Conforme o próprio Trevisan
( 2000, apud SILVA E MOURA) “Quanto mais desenvolvido for o nosso brasil, maior será o interesse pela especialização contábil e mais seu uso será exigido e disseminado”. Estar inserido no mundo dos negócios significa vivenciar uma série de complexas relações econômicas, sociais e políticas que influenciam o processo de tomada de decisões. Hoje é preciso ficar atento a todos os fatores de relevância antes de fazer a análise do empreendimento, ou seja, verificar no campo financeiro, quais as taxas de retorno e risco; no campo político, quais os programas a favor, os critérios de planejamento dos governos em relação ao segmento; no campo social, a postura da sociedade e sua aceitação; e no tributário: os pontos e aspectos de beneficiamento e os melhores critérios de planejamento. A Contabilidade neste momento é o meio viável de
solidificação das ações para tomada de decisões.




BIBLIOGRAFIA
SILVA, Antônio e MOURA, Herval. As Novas Tendências da Contabilidade no Terceiro Milênio. Trabalho apresentado no IX Congresso de Contabilidade, Portugal, 2002. Disponível em: < http://ix.congresso.iscap.ipp.pt/resumos/brasil/tendencias actuais da contablidade/ as novas tendencias da contabilidade no terceiro milênio.pdf> Acesso em: 15 mar. 2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário